Premiação do 12º Concurso Fotográfico do Sintrajufe – RS

14712911_10208289612452058_5189383012716013564_o
Foto: Hilton Lebarbenchon

No dia 21 de outubro, no auditório do Centro Cultural Érico Veríssimo – CEEE, participei da cerimônia de premiação do 12º Concurso Fotográfico Sintrajufe – RS, do qual fui um dos juízes.
Feliz por ter participado pela quarta vez no julgamento do concurso, pois, ao lado de duas feras da fotografia, Andre Nery e Fernanda Chemalle, pude apreciar belas fotos produzidas pelos participantes nas duas categorias do concurso, cujo tema foi “Contrastes”.
O julgamento aconteceu na Câmera Viajante – Escola de Fotografia onde sou professor.
Feliz também por minha poesia estar ao lado das fotografias premiadas e expostas no local da premiação.
Escrevi um poema inspirado nas fotografias finalistas.

Confira o poema:

Contrastes

Subi para melhor contemplar
o calor e o frio que se refletiam diante de mim,
e pude ver a sombra furtar-se do dia
esgueirando-se pelo telhado.
Desci para conhecer outro mundo
pois jamais eu o tinha visto daquele jeito
e pude ouvir a luz do tempo chamar meu olho
para dentro de mim mesmo
e enxerguei meu passado e meu presente,
revelando o contraste
entre o que eu sou
e o que eu era.
Pois é assim,
do olhar sobre as diferenças
surge um novo olhar.

Inauguração da exposição fotográfica e lançamento do calendário 2017 Camaleoas Contra o Câncer.

No dia 11 de outubro de 2016, em Porto Alegre, no Centro Histórico Cultural da Santa Casa, aconteceu a abertura da exposição fotográfica Camaleoas Contra o Câncer e o lançamento do calendário 2017 com o mesmo nome.
Trata-se da concretização de um trabalho iniciado em julho, através da junção de ideias de Juliana Rizzieri, aluna minha na Câmera Viajante – Escola de Fotografia, e de Flávia Maoli, diretora da ONG Projeto Camaleão.
No dia 21 de agosto, um domingo, no estúdio da Câmera Viajante, realizei a sessão de fotos. Foram treze mulheres, todas pacientes em tratamento contra o câncer. Muita gente no estúdio, maquiando, preparando cabelo, ajudando na produção e até na direção das modelos. Iniciei aquele domingo com certo cansaço devido ao sábado anterior ter sido dia cheio de trabalho. Conforme as horas passavam, a interação com aquelas treze mulheres foi fazendo o dia ficar melhor. A energia por elas emanadas sustentou meu trabalho e alegria de viver que elas tinham veio para dentro das fotos também.
De julho até o 11 de outubro, muitas pessoas e empresas abraçaram o projeto e contribuíram para que o mesmo fosse viabilizado e se tornasse a coisa maravilhosa que foi. E ganhei pessoas especiais na minha vida através deste trabalho.
Confira no vídeo abaixo como foi a inauguração.